Por que viajar é tão bom?

6/25/2022

Existem muitas coisas boas em viajar. Entre um dos meus motivos favoritos para viajar está o retorno e como nos sentimos ao voltar da viagem. Inspirados novamente. Descansados (geralmente). De novo com vontade de fazer tudo que fazíamos antes, ou de implementar mudanças necessárias. Basicamente, viajar nos impede de ficarmos mornos na vida. De utilizarmos as rotinas do jeito ruim, com uma mentalidade de “tanto faz”. É chato ser blasé sempre. Portanto, eu viajo para não me deixar ficar morna. Para sempre me dar conta da grandeza da vida e do mundo e da pequeneza do ser humano. Somos pequenos, mas capazes. Já diz a famosa frase: “a vida é muito curta para ser pequena”. Não sei quem disse, mas falou bem.

Quando a gente volta de uma viagem, nossa casa parece que brilha novamente. As pequenas ações do cotidiano, da rotina que criamos, voltam a fazer total sentido. A gratidão volta a ser gratificante de verdade. A gente se dá conta com bastante intensidade de tudo que temos de bom ao nosso redor. Precisamos dessa troca de perspectiva de estar em lugares diferentes para retornar ao nosso lar e ele de fato ser amado. Apesar de ser uma criatura de hábitos, o ser humano gosta de uma mudança aqui ou ali. Senão tudo fica muito chato e previsível, e nós perdemos o ímpeto e, enfim, nos tornamos mornos. E não queremos isso realmente. Queremos gana de viver e aprender e ser mais do que fomos ontem. Por tudo isso é maravilhoso viajar! Viajar é muito bom, e voltar para casa é melhor ainda.

E quando o tanque de combustível começar a baixar novamente, e a gente sentir aquela mornidão se aproximando, é hora de marcar a próxima viagem. Daí a gente pesquisa, prepara, antecipa e aguarda. Até que vamos, conhecer lugares novos, pessoas e culturas diferentes, comer comidas distintas e enxergar um pouquinho mais, ampliar a visão. Assim vamos nos renovando, e conhecendo o mundo ao nos renovar. Se possível, compartilhe suas viagens com alguém, e torne a sua experiência extraordinária.