Como ter um relacionamento saudável?
Não sou profissional de Psicologia para julgar a saúde dos seus relacionamentos, mas me considero bem sucedida no meu relacionamento (que recentemente virou casamento). Portanto, qualquer uma dessas dicas não vai fazer mal para ninguém. Às vezes uma pequena ajuda é tudo que precisamos.
Primeira dica: encontre alguém compatível. Isso não quer dizer igual ou que goste de todas as mesmas coisas, quer dizer principalmente alguém que você goste de estar junto independente das possíveis diferenças.
Segunda dica: conheçam os seus valores e princípios. Cada um no relacionamento tem que conhecer seus valores, de preferência ter alguns valores em comum. Não adianta o valor principal de uma das partes do relacionamento ser a honestidade e a outra parte adorar viver omitindo informações ou sempre guardando o que realmente quer dizer para si.
Terceira dica: tenham objetivos em comum. A mágica acontece quando os dois no relacionamento têm os objetivos alinhados e realmente tratam um ao outro como uma boa dupla. Não é anular as próprias metas em favor do outro, apesar de concessões serem necessárias dos dois lados sempre, é questão de trabalharem para um mesmo objetivo que vai beneficiar o casal e fazer os dois evoluírem.
Quarta dica: se possível, se insiram na rotina um do outro para ajudar no objetivo em comum. Por exemplo, trabalhem juntos na área que vai trazer mais avanço para vocês como casal. Isso não quer dizer que cada um não pode ter outras metas e atividades, mas a principal é feita pelo casal em conjunto. Pode ser a principal de um ponto de vista econômico ou de acordo com o que for o objetivo dos dois. Eu acredito ser benéfico para o relacionamento que os dois tenham a mesma profissão ou trabalhem numa área parecida, assim os dois compreendem as exigências do trabalho.
Quinta dica: trabalhe todos os dias para uma boa convivência. Seu companheiro de vida é a pessoa que você escolhe passar os seus dias, então ela ou ele deve ser a pessoa que você mais passa tempo junto. Chega dessa história de não ficar muito tempo junto para não enjoar um do outro ou que a individualidade é muito superior ao relacionamento, se está num relacionamento é porque envolve dois seres humanos, e não apenas um. Você vai se surpreender com o que acontece quando vocês decidirem compartilhar cada passo das suas vidas, apenas dividindo as tarefas por afinidade e fazendo juntos aquilo que talvez seja difícil para os dois. Seja sincero com seu parceiro sempre.
Sexta dica: tenham rotinas e rituais juntos. Um relacionamento saudável quer dizer que você é feliz compartilhando as atividades cotidianas com seu parceiro. Criem momentos juntos, como acordar cedo para ler, cada um o seu livro, mas no mesmo horário. Cozinhar juntos, com os dois na cozinha, mesmo que um fique responsável por cozinhar e o outro por lavar. Programar jantares só vocês dois, semanalmente ou mensalmente, em casa se querem economizar ou em restaurantes quando querem algo mais especial. Reuniões entre a dupla para decidir sobre as tarefas domésticas e sobre o andamento dos projetos individuais e em conjunto.
Relacionamentos envolvem ajustes constantes, e eles evoluem, assim como nós. Tudo não vai ser sempre como foi no início, tudo não vai ser sempre como é agora. Saber disso pode trazer uma certa tranquilidade e quem sabe estimular vocês a evoluir.