Você se sente no controle da sua vida?

7/30/2022

Existem coisas que não podemos controlar, para essas coisas nos resta a aceitação. Mas podemos e devemos nos preocupar com os aspectos controláveis da nossa vida. Existem três pilares que, se bem administrados, contribuem muito para uma vida agradável e feliz. Eles têm a ver com saúde e são importantes porque pessoas doentes perdem a capacidade de buscar a própria felicidade. Precisamos da nossa saúde, por isso precisamos prestar atenção aos três pilares que me refiro: sono, alimentação e exercício físico.

Quantas vezes você já ouviu falar que sono, alimentação saudável e prática de exercícios físicos são importantes para a saúde? Muitas vezes, certo? E quantas vezes você teve uma conversa honesta consigo mesmo e se perguntou “eu estou fazendo meu melhor para ter uma boa rotina de sono?” ou “eu realmente me alimento de comida de verdade ou fico me enganando e me permitindo comer porcarias como se fossem a regra e não a exceção?” ou “se eu sei que me sinto melhor depois de fazer exercícios, por que me acovardo diante da minha preguiça?”.

Esses pilares realmente são importantes. O sono é a base de tudo, não podemos esperar grandes coisas se todas as nossas decisões são tomadas com um cérebro cansado. Manter uma boa rotina de sono é mais fácil do que parece se você realmente assumir a responsabilidade que é só sua, determinando uma horário de sono como se fosse um horário de trabalho (é tão importante quanto já que você precisa dormir para conseguir trabalhar e ser eficiente). Nós realmente somos o que comemos, e isso é brutalmente verdade no longo prazo (a conta de se alimentar com displicência sempre chega). Quanto mais cedo você se der conta que o seu alimento é o seu combustível, mais cedo você vai iniciar o processo longo e difícil de conhecer o seu combustível ideal e como se manter na linha quando muito do nosso ambiente nos influencia a fazer o contrário do que nos faz bem. E finalmente, somos feitos para o movimento, quando você descobrir o que seu corpo é capaz de fazer não terá dúvidas em relação a isso. O ser humano não foi feito para chegar no fim da vida doente, isso foi só algo que passamos a aceitar como normal por incapacidade da grande maioria das pessoas de seguirem uma rotina saudável ao longo da vida. Eu pretendo viver até os 117 anos (e vivo repetindo isso para todos que me perguntam) e quero chegar lá fazendo todas as atividades que me fazem feliz, mesmo com adaptações.

Então, simplifique. Durma o suficiente. Se alimente de comida de verdade. E movimente-se. Repita tudo isso e tenha uma vida melhor e mais longa. Pode não ser fácil, mas pelo menos é simples. Assuma o controle do que você pode controlar.