Você conhece o seu PORQUÊ?

2/4/2023

O livro Encontre Seu Porquê é de certa forma a continuação do livro Comece Pelo Porquê, de Simon Sinek. Li o livro recentemente no meu clube de leitura. Porém, Encontre Seu Porquê é prático e mostra o passo a passo da descoberta do porquê, tanto para indivíduos quanto para grupos. O conceito do Círculo Dourado trazido pelo autor nos dois livros é muito interessante e segundo ele nós operamos em três níveis: O QUE fazemos, COMO fazemos, e POR QUE fazemos (o centro do círculo). Uma das melhores definições do porquê que encontrei no livro foi: “O PORQUÊ é o fio condutor comum que desperta o melhor de nós e faz com que nos sintamos mais realizados”.

As recomendações práticas do livro realmente me levaram a encontrar meu PORQUÊ. Apesar da recomendação dos autores de que o cônjuge não é a melhor pessoa para ajudar na descoberta do porquê, meu marido me ajudou e deu certo. No livro eles compartilham algumas histórias de diferentes empresas e suas descobertas do porquê. Na opinião dos autores, compartilhar seu porquê com as pessoas faz com que você viva seu porquê mais fielmente. Portanto, vou compartilhar o meu PORQUÊ. Aqui vai ele!

“Inspirar as pessoas a acreditarem que é possível ser melhor, de modo que, todos vivam plenamente seu potencial.”

Esse é meu PORQUÊ, pode ser que as palavras mudem e evoluam, mas a essência vai permanecer a mesma. Por exemplo, é por causa do meu PORQUÊ que eu criei um clube de leitura. Porque uma das maneiras que eu acredito que as pessoas podem se tornar melhores é através da leitura. Também é por isso que nas minhas redes sociais eu compartilho minha rotina de organização, meus treinos e minha alimentação saudável. Todos esses hábitos fazem com que eu seja uma melhor versão de mim mesma, e é isso que eu desejo para todo mundo, evolução. Eu sei que não posso obrigar as pessoas a entenderem e adotarem certos comportamentos, mas eu posso mostrar e quem sabe despertar a vontade que a pessoa precisa para mudar de vida.

Já parou para pensar qual é o seu porquê e se você está vivendo ele mesmo?